ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Lontra é resgatada de quintal de casa; caso considerado raro pela PMA

Animal vive em grupos em nos rios e não há registro de já ter sido visto exemplar em córregos ou lagos da cidade

Elci Holsback | 22/01/2017 13:21
Animal foi encaminhado ao Cras (Foto: Divulgação/PMA)
Animal foi encaminhado ao Cras (Foto: Divulgação/PMA)

Uma lontra adulta foi resgatada de uma residência no bairro Mata do Jacinto por volta das 14 horas deste sábado (21). A moradora da casa encontrou o animal silvestre no quintal e acionou a PMA (Polícia Militar Ambiental, que realizou o resgate.

A situação é totalmente atípica, segundo a PMA, pois, trata-se de um animal que vive em rios e em grupos e se alimenta de peixe. Além disso, não há registro de já ter sido visto exemplar da espécie em córregos ou lagos da área urbana cidade. A casa onde a lontra foi encontrada fica a mais de 2 quilômetros de distância do curso de água mais próximo, que é no Parque Sóter.

"Em mais de 20 anos na PMA nunca soube de um caso de lontra em área urbana. É um animal bravio e a hipótese de que tenha sido capturada na tentativa de ser criada em cativeiro, quando fugiu e se abrigou na casa onde foi encontrada", conta o tenente-coronel da PMA, Ednilson Queiroz. 

Foi descartada a possibilidade de a proprietária da residência ser responsável pela possível captura do animal, já que ela aparentava muito medo da lontra. "Em alguns casos as pessoa, na tentativa de se livrar do animal e de responder pelo crime de criar animal silvestre em cativeiro, aciona a PMA informando que i animal apareceu na casa, mas não foi este o caso, já que a proprietária da casa aparentava muito medo e durante todo o tempo ficou distante", relata Queiroz.

A lontra não apresentava ferimentos e foi encaminhada ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) onde após avaliação, deve ser reinserida à natureza.

A pena para criação de animal silvestre em cativeiro pode variar entre seis meses e um ano e meio de prisão, além de multa que pode chegar a R$ 5 mil.

Nos siga no Google Notícias