ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Luiz Gonzaga assume como novo desembargador do TJMS

Carlos Martins | 25/04/2013 07:33
Novo desembargador Luiz Gonzaga assina termo de posse (Foto: Assessoria TJMS)
Novo desembargador Luiz Gonzaga assina termo de posse (Foto: Assessoria TJMS)

Em um plenário lotado, foi empossado ontem a noite (24) como novo desembargador de Justiça de Mato Grosso do Sul o juiz Luiz Gonzaga Mendes Marques. O novo integrante do TJMS foi recebido pelo desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo, que falou em nome dos demais pares. “Incumbiu-me o presidente desta Corte, desembargador Joenildo de Souza Chaves, da nobre missão de saudar o novo desembargador que toma posse e assente neste egrégio Tribunal Pleno. Sinto-me profundamente desvanecido por essa indicação, que ao mesmo tempo em que me envaidece, me enche o coração de alegria”.

Emocionado, o novo desembargador agradeceu aos que foram efetivamente importantes ao longo de sua carreira na magistratura. Durante seu discurso, ele citou pelo nome servidores, assessores, desembargadores e familiares, pessoas que lhe apoiaram em sua vida profissional. Ele rendeu homenagens aos desembargadores João Carlos Brandes Garcia, Marilza Lúcia Fortes e Nildo de Carvalho, a quem chamou de amigos e ressaltou os relevantes serviços prestados à Justiça sul-mato-grossense e à sociedade.

Com voz embargada, o agora Des. Luiz Gonzaga mencionou os pais falecidos, irmãos e outros familiares presentes e os que não puderem comparecer à cerimônia e dirigiu-se aos filhos, inspiração de todo seu esforço. “Vocês são o grande presente que Deus trouxe para a minha vida. Ter filhos do caráter e retidão de vocês é o maior orgulho para um pai”.

Por último, ele se dirigiu à sua esposa: “Por fim, minha esposa Maria Tereza, companheira de todos os momentos de minha vida, que sempre me deu amparo e apoio. Receba, pois, Maria Tereza, meu amor, um beijo neste momento de coroamento da minha vida profissional. Te amo muito. Faria tudo do mesmo jeito”. Em nome do Ministério Público falou a procuradora Irma Vieira de Santana e Anzoategui que, em um cumprimento simples e repleto de emoção, ressaltou as qualidades do novo membro da mais alta Corte de justiça sul-mato-grossense.

“Honrada com a designação para representar o MP nesta solenidade, faço-o, em verdade, com extrema satisfação e orgulho, por poder prestigiar a chegada ao mais posto de carreira de amigo tão querido e respeitável, magistrado altamente credenciado a vir servir a justiça nesta casa, que é o Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques”, disse ela.

Representando a Defensoria Pública, a defensora Nancy Gomes também ressaltou as qualidades do empossando. Embora não tenha trabalhado diretamente com ele enquanto juiz, ela relatou o que ouviu dos colegas que tiveram a oportunidade de trabalhar ao lado de Gonzaga.

“Todos disseram que o magistrado reúne valores que definem homens cristãos e que devem definir um julgador. Temos certeza de que continuará com postura digna nesta Corte e homem, probo, que ganhou o respeito da Defensoria Pública. Com sua merecida promoção a desembargador ganha esta Corte, ganha a população, ganham as demais instituições que compõem a justiça. Receba em nome dos defensores de MS e da Defensoria uma placa como forma de reconhecimento por uma vida dedicada à magistratura”.

Saudando o Des. Luiz Gonzaga em nome da classe de advogados falou André Xavier Machado. Representando a OAB/MS que congrega mais de 11 mil profissionais declarou que Gonzaga possui predicados excepcionais. Em sua explanação expôs algumas preocupações da classe, citou o mensalão, a morosidade da justiça brasileira, mas ressaltou os benefícios do processo eletrônico implantado na justiça de MS.

“Alcançar o cargo de desembargador se não é o maior orgulho de um juiz é o maior desafio para quem escolheu distribuir justiça. A OAB/MS o parabeniza pela promoção e acredita que nesta Corte terá a mesma determinação, retidão e sabedoria que sempre mostrou como juiz. Os advogados confiam plenamente em sua atuação. Parabéns!”.

Além de juízes de comarcas do interior e da Capital, juízes e desembargadores aposentados, autoridades municipais,estaduais e de outros estados brasileiros.

(Com Assessoria TJMS)

Discurso Des. Luiz Gonzaga

Nos siga no Google Notícias