ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Lula homologa demarcação de terra indígena em Paranhos

Redação | 22/12/2009 10:25

O presidente Lula homologou a demarcação da terra indígena Arroio-korá em Mato Grosso do Sul. Com 7 mil hectares, a área fica localizada em Paranhos, a 472 km de Campo Grande, em uma das regiões mais tensas no Estado por causa da disputa de terras entre fazendeiros e indígenas.

A área havia sido declarada como terra indígena pelo Ministério da Justiça em 2006, mas só agora,3 anos depois, saiu a demarcação.

Paranhos tem sido notícia frequente por conta dos conflitos entre fazendeiros e indígenas. No mês passado, o professor indígena Genivaldo Vera foi encontrado morto dias após um conflito com homens armados na Fazenda São Luiz, em Paranhos.

O corpo de Genivaldo foi encontrado em um córrego, mas segundo a perícia, a causa da morte não foi afogamento. Após o conflito, os indígenas também denunciaram o desaparecimento de Rolindo Vera, primo de Genivaldo. Ele permanece desaparecido.

A edição de hoje do Diário Oficial da União trouxe a homologação da demarcação de outras oito áreas, a maioria na Amazônia, num total de 5 milhões de hectares.

Acirrou

Nos siga no Google Notícias