ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Lula oficializa primeiro campus do IFMS no estado na 2ª

Redação | 29/01/2010 20:58

Na próxima segunda-feira, dia 1° de fevereiro, o presidente Lula participa em Brasília (DF), da solenidade que inaugura, de forma simultânea, 78 campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Na ocasião, será oficializada a implantação do primeiro campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), em Nova Andradina. O evento será realizado no Brasília Alvorada Hotel e terá transmissão ao vivo pela TV MEC, via internet e TV NBR, canal a cabo da Radiobras, às 17h.

Reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe explica que a solenidade marca oficialmente a inclusão do estado na rede federal de educação profissional e tecnológica.

Com as 62 escolas já entregues desde o início do governo Lula, o número de unidades da rede federal está sendo duplicado. Até 2002, a rede contava com 140 escolas.

As novas escolas são fruto da política de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, implantada em 2005, que hoje integra 38 institutos federais, dois Cefets (Centros Federais de Educação Tecnológica); 24 Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais; a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro.

Em Mato Grosso do Sul, o Instituto Federal está em fase de implantação em sete municípios: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas e Nova Andradina, o primeiro a iniciar suas atividades.

Vão participar da cerimônia o ministro da Educação, Fernando Haddad, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, reitores dos institutos federais, bem como os diretores de campus, além de governadores, parlamentares e prefeitos das cidades contempladas.

Para garantir o funcionamento das novas escolas, os 38 Institutos Federais realizarão concursos públicos para contratação de professores e técnico-administrativos, já autorizados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Das 8.900 vagas disponíveis, 8.124 foram distribuídas entre as instituições de ensino pelo Ministério da Educação, das quais 258 cabem ao IFMS.

No estado, foram liberados 130 cargos para docentes e 128 para técnico-administrativos, distribuídos em seis campi. (Com informações da assessoria).

Nos siga no Google Notícias