ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Mãe que trancava filha recebe tratamento psiquiátrico

Redação | 10/04/2010 11:59

A mulher que mantinha a filha de 5 anos trancada dentro de casa havia 3 anos, no bairro Nova Lima, em Campo Grande, foi encaminhada para tratamento psiquiátrico, após a Polícia Civil descobrir o caso, anteontem. A menina foi levada para um abrigo de crianças em situação de risco.

Segundo a delegada responsável pelo caso, Regina Mota, da DPCA (Delegacia de Proteção à Infância e Adolescência), a mãe tem um trastorno que aparenta ser esquizofrenia.

Um dos sintomas que indicariam esse diagnóstico é que ela dizia ser perseguida o tempo todo. Ela não permitia que a criança saísse de casa e chegou a suspender o fornecimento de energia, segundo foi apurado.

Após a intervenção de um religioso que levou a Polícia Civil até o local, ela foi levada para tratamento no Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) do jardim Aeroancho, onde os pacientes podem ficar em observação por até 72 horas.

Mãe e filha viviam em uma casa simples e dormiam em uma cama de solteiro juntas. A criança, conforme a investigaçao, não tinha contato nem com iluminação artificial nem com a luz do sol.

Ao lado da cama havia uma vela, a única fonte de iluminação da casa. Todas as janelas eram vedadas para evitar a entrada de luz. Também foram encontrados alguns brinquedos, como uma boneca, e objetos espalhados pelos cômodos.

Agora aos cuidados do Conselho Tutelar, a menina vai ficar abrigada até que seja definida a situação. Segundo a delegada, conselheiros entraram em contato com a família, e a informação foi de que os laços com a mãe da menina estavam rompidos.

Conforme informou a delegada, a mulher não deve ser responsabilizada criminalmente, mas existe a possibilidade de que os familiares o sejam, por omissão.

Adaptação - Sobre a menina, a delegada disse que, de início, agiu de forma arredia e demonstrando medo dos policiais. A mãe teria dito que eles queriam matá-las.

Depois dos primeiros contatos com os policiais e da intervenção de conselheiros tutelares, a criança já se mostra menos assustada, conforme a informação de Regina Mota. "A menina está bem mais tranqüila na presença das pessoas, já não fica mais tão retraída e até responde as brincadeiras", disse a delegada.

Nos siga no Google Notícias