ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Mantida prisão de mulher acusada de tráfico internacional de drogas

Marta Ferreira | 12/12/2010 09:19

Ela é ré em ação contra grupo que agia na fronteira com o Paraguai

Uma decisão do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) do dia 7 de dezembro manteve a prisão de Eliane Maria Paulino de Freitas, acusada de integrar uma quadrilha do tráfico internacional de entorpecentes que atuava na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Ela foi presa durante a Operação Arremesso da Polícia Federal, em maio deste ano, em Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

Com o grupo, foram apreendidas 8 toneladas de maconha, 88 kg de cocaína, 5kg de crack e 28 de haxixe.

As investigações da Polícia Federal indicaram que Eliane auxiliava Valter Alves Carvalho na tarefa de abastecer o mercado varejista de drogas no Paraná, a partir da ação criminosa na fronteira entre as cidades de Capitán Bado, no Paraguai, e Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul.

A defesa dela pediu habeas corpus, sustentando que não estavam presentes os indícios autorizadores da prisão preventiva, O argumento é que não haveria indícios da autoria e materialidade do crime, além de alegar que não existia qualquer prova de que Eliane trouxesse alguma insegurança jurídica ou lesão à ordem pública caso ganhasse a liberdade.

Para a procuradora regional da República Janice Agostinho Barreto Ascari, porém, a prisão é necessária, "para não causar descrédito a atuação do Poder Judiciário, bem como para se evitar que a paciente continue a traficar, causando, assim, inúmeros riscos a sociedade".

Janice também ressaltou que, no caso específico do delito de tráfico de drogas, é incabível a concessão de liberdade, uma vez que a lei o considera como crime inafiançável. Ela lembrou, ainda, a grande quantidade de droga apreendida com o grupo ao qual Eliane seria ligada.

Dessa forma, a procuradora opinou pela denegação do pedido em parecer do MPF (Ministério Público Federal). Em decisão unânime, a 1ª Turma do TRF3 seguiu o entendimento do MPF e rejeitou a concessão de liberdade a Eliane.

Nos siga no Google Notícias