ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Maquinista compara o novo trem do Pantanal com o antigo

Redação | 08/05/2009 08:35

Maquinista há 25 anos, João Carlos de Souza já trabalhou com o trem de passageiros no passado e nesta sexta-feira conduz a viagem inaugural do Trem do Pantanal. Ele diz que o encanto do trem ganhou a tecnologia como aliada e isso deve agradar ainda mais os turistas.

"Agora é tudo mais moderno. Antes não tinha ar condicionado, mas as pessoas já gostavam bastante e o trem andava lotado", conta. Há 14 anos o trem de passageiros está desativado.

João Carlos conta que vai trafegar à velocidade de 30 quilômetros por hora e diz que se tiver oportunidade vai tirar uma foto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai viajar no trecho de Aquidauana a Palmeiras.

Nesta sexta-feira, além de João Carlos, estarão na locomotiva dois engenheiros e o auxiliar do maquinista. Esse arranjo é excepcional. Nos outros dias ficarão apenas o maquinista e o auxiliar.

A segurança é o ponto alto do Trem do Pantanal. João Carlos explica que o GPS permite o mapeamento dos trechos e que o sistema desliga automaticamente se a locomotiva entrar em um trecho não autorizado.

As viagens no Trem do Pantanal para o público em geral terão início dia 16 de maio. O trecho completo é de 220 quilômetros, do distrito de Indubrasil a Miranda. A passagem do Trem do Pantanal vai custar de R$ 39 a R$ 126

Nos siga no Google Notícias