ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Marcado pela estiagem, junho surpreende com chuva recorde

Aline dos Santos | 17/06/2014 11:16
Na Capital, foram 49 mm de chuva até hoje. (Foto: Marcelo Victor)
Na Capital, foram 49 mm de chuva até hoje. (Foto: Marcelo Victor)

Conhecido por ser época de estiagem, o mês de junho surpreendeu Campo Grande e Porto Murtinho. Na Capital, a chuva veio espaçada, com registros nos dias primeiro, 8 e 14, mas suficiente para superar o previsto para todo o mês.

De acordo com o meteorologista da Anhanguera/Uniderp, Natálio Abrahão, o esperado era 45 mm (milímetros), mas a chuva já totaliza 49 mm até hoje, 17 de junho.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), o tempo chuvoso persiste desde maio. A média histórica de precipitação em Campo Grande no período é de 96,4 mm. Mas, no mês passado, foram 204,6 mm.

Em Porto Murtinho, que tem um dique para proteger a cidade da cheia do rio Paraguai, o problema veio do céu. Na última sexta-feira, foram 79 mm de chuva, deixando 17 famílias desalojadas. “Veio um pé d'água. Das 17 famílias, 13 estão abrigadas em uma escola e outras quatro foram para casas de parentes”, afirma o coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Ociel Ortiz.

A estimativa é que 40 pessoas ainda estejam desalojadas. Como não houve decreto de emergência, a situação é monitorada pela Defesa Civil da cidade.

Segundo a coordenadora do Cemtec, Cátia Braga, choveu 160 mm em Porto Murtinho neste mês, 248% a mais do que o previsto para junho.

A Defesa Civil também acompanha a cheia do rio Paraguai em Corumbá. “Das 800 pessoas monitoradas, somente oito precisaram ir para a casa de familiares”, diz o coordenador.

Nos siga no Google Notícias