ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Marcha de "campesinos" segue avançando para Santa Cruz

Redação | 17/09/2008 16:32

A perspectiva de um acordo entre os governadores de oposição e o governo de Evo Morales não interrompeu a marcha de indígenas que avança para a cidade de Santa Cruz.

Cerca de mil pessoas saíram ontem do municipio de Yapacani e devem passar a noite de hoje na cidade de San Carlos, a cerca de 100 quilômetros de Santa Cruz.

O secretário-executivo da Federação dos Colonizadores de Yapacani e líder da marcha, Julian Torrico, disse que o objetivo é a destituição do governador de Santa Cruz, Ruben Costas, e do presidente do Comitê Cívico, Branko Manikovic, além da recuperação dos prédios públicos invadidos pela oposição. Ele ressaltou que o movimento é pacífico.

"Nós não estamos agredindo a ninguém, a marcha é pacífica. Mas repudiamos essas pessoas divisionistas e queremos que elas renunciem", disse Julian Torrico.

Participam da marcha integrantes do Movimento dos Sem-Terra de Santa Cruz, liderados por Wilfor Colque Caceres. Segundo ele, o principal motivo da crise política na Bolívia não é a distribuição dos lucros da exploração de gás e petróleo nem a questão da autonomia departamental: "O que está por trás de tudo é a reforma agrária, pois os grandes latifundiários do país não querem ceder parte de suas terras aos camponeses", disse. Caceres afirmou que este é o principal motivo porque a classe rica do país não quer aprovar a nova Constituição, que prevê a expropriação de propriedades que não cumprem função social.

O destino da marcha seria influenciado por uma reunião hoje no final da tarde em Cochabamba, entre o presidente Evo Morales e representantes da oposição, para a ratificação de um acordo.

A reunião porém pode ser adiada para amanhã. Segundo o jornal boliviano La Razon, o prefeito de Tarija, Mario Cossio, informou que o prefeitos encontravam dificuldades para comparecer ao encontro convocado por Evo Morales hoje devido a suspensão dos vôos de Tarija, Santa Cruz e Beni.

Com informações da Agência Brasil e do jornal boliviano La Razón.

Nos siga no Google Notícias