ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Marina Silva conquista índios ao priorizar demarcações

Redação | 15/10/2009 17:12

Pré-candidata à presidência da República em 2010, a senadora Marina Silva (PV) conquistou as principais lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul ao anunciar que a demarcação de terras será uma das prioridades de seu Governo. Na tarde de hoje, durante a grande assembléia geral, conhecida como Aty Guaçu, em Japorã, a 474 quilômetros da Capital, ela assumiu a candidatura a presidente e prometeu se empenhar na defesa dos índios.

Num encontro de aproximadamente duas horas, a senadora ouviu uma pauta de reivindicações dos índios. Lideranças guaranis pediram a realização dos estudos para identificar e criar 39 novas áreas indígenas no sul do Estado e agilizar o processo demarcatório dos terrenos, que exigem a ampliação para 88 mil hectares, nas regiões central e do Pantanal.

Segundo o líder indígena José Barbosa de Almeida, eles ainda reclamaram da mobilização dos produtores rurais, que acabam dificultando os trabalhos da Funai (Fundação Nacional do Índio). "Falamos que eles vivem colocando obstáculos", afirmou, sobre a mobilização comandada nas áreas administrativa e judicial pela Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Candidata

Nos siga no Google Notícias