ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Mato Grosso do Sul completa hoje 37 anos de criação

Ludyney Moura | 11/10/2014 11:55
Em 37 anos de vida, Estado saltou de 1 milhão para quase 2,5 milhões de habitantes (Foto: Divulgação)
Em 37 anos de vida, Estado saltou de 1 milhão para quase 2,5 milhões de habitantes (Foto: Divulgação)

Depois de uma longa caminhada e luta por uma independência territorial, política e econômica, o sul do Mato Grosso viu o então presidente do Brasil, general Ernesto Geisel, assinar, em 11 de outubro de 1977, a Lei Complementar 31 criou o Mato Grosso do Sul, que esperou quase 18 meses até a instalação dos três poderes no novo ente da Federação.

O desmembramento do Estado era uma reivindicação antiga dos chamados “sulistas”, que queriam mais liberdade em busca de um desenvolvimento que acreditavam estava sendo dificultado pelo norte do antigo Estado unificado.

Chefe do governo ditatorial que governava o país no fim da década de 1970, Geisel justificou a criação do novo Estado no Diário Oficial da União que publicou a Lei Complementar nº 31. "Considero isto uma necessidade decorrente em primeiro lugar pela imposição geográfica, decorrente também do desenvolvimento do país e sobretudo a ocupação e utilização de novas áreas".

Mato Grosso do Sul nasceu com pouco mais de 1 milhão de habitantes, distribuídos em 55 municípios. Em 37 anos de história, já somos quase 2,5 milhões de moradores em 79 cidades sul-mato-grossenses.

Em 1979, quando o Governo Federal homologou a criação dos três poderes, Mato Grosso do Sul era um Estado eminentemente agrícola, com a base da economia primeiro na produção de erva-mate e depois na agropecuária.

Mais de três décadas depois, o próximo governador terá um orçamento de R$ 13 bilhões para administrar em 2015, e uma máquina pública que emprega aproximadamente 66 mil servidores estaduais, e uma folha salarial mensal de aproximadamente R$ 280 milhões para administrar (valor correspondente ao pagamento antecipado da última folha do do dia 1º de janeiro de 2015 para o dia 29 de dezembro).

Além da posição geográfica privilegiada, localizado bem ao no meio da região Centro-Oeste, o Estado está perto dos grandes centros consumidores do país e ainda dispõe de 25% de sua área ocupada por um santuário ecológico, o Pantanal Sul-Mato-grossense, e um dos principais destinos ecoturístico do mundo, o a região de Bonito, sudeste do Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias