ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Mato Grosso do Sul inicia em setembro ações contra mosquito Aedes aegypti

Christiane Reis | 31/08/2016 16:37
Aedes Aegypti transmite a dengue, a febre chikungunya e zika vírus. (Foto: Divulgação)
Aedes Aegypti transmite a dengue, a febre chikungunya e zika vírus. (Foto: Divulgação)

O governo do Estado divulgou que as ações para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, vão começar em setembro. O intuito é iniciar os trabalhos antes do período de chuva em Mato Grosso do Sul. Com 58.136 notificações, índice considerado alto, em 2016 e com a queda das notificações devido ao frio, a maior preocupação está voltada aos ovos que foram depositados durante o período de alta incidência e que podem eclodir durante as chuvas. De acordo com o coordenador estadual de controle de vetores, Mauro Lúcio Rosa, a antecipação das ações busca eliminar estes ovos depositados para que não haja risco de uma epidemia.

“Estamos intensificando os trabalhos de eliminação de focos e dos locais que possam se tornar criadouros do mosquito. Como tivemos uma alta incidência de dengue neste ano, os ovos que estão depositados e ainda não foram eliminados têm grandes chances de já estarem com o vírus da doença. Por isso estamos nos empenhando para acabar com estes focos antes que comece o período de chuva e é importante que a população tenha esta consciência também”, destacou o coordenador.

Além das ações em campo, a SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) conta com a atuação da sala de situação, um centro de informações, desenvolvido para armazenar informações e designar as estratégias para o combate aos focos do mosquito de forma automatizada. Por meio das informações repassadas pelos agentes de saúde durante a visita a cada imóvel nos municípios, a sala de situação consegue monitorar e identificar as áreas de maior incidência, podendo assim acionar as autoridades em saúde municipais para uma ação mais direta.

Como principal centro de ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti, a sala de situação também conta com a atuação de instituições parceiras que prestam suporte aos trabalhos de identificação de possíveis focos do Aedes. Ao todo, 35 instituições como Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça e Secretaria de Educação integram um Comitê Estadual de Enfrentamento ao Aedes Aegypti e também atuam como uma expansão dos trabalhos da sala de situação, desempenhando em seus setores as ações de fiscalização para possíveis focos do mosquito.

Teste de vacinas - O Instituto Butantan, responsável pela produção de importantes vacinas no País, começa em Campo Grande, nesta quinta-feira (1), os testes da vacina contra a dengue. O início dos trabalhos será na UBS (Unidade Básica de Saúde), do bairro Coophavila II, às 10h30.

Participam do evento o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, o diretor do Instituto Butantan, Jorge kalil, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o secretário de Saúde de São Paulo, David Uip.

Na Capital, serão 1,2 mil voluntários que já contraíram ou não a doença. Esses pacientes serão supervisionados durante cinco anos e o monitoramento acontecerá de diversas formas, como contatos por telefone ou com agendamento de visitas.

Nos siga no Google Notícias