ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Mato Grosso do Sul tem cinco novos casos suspeitos de chikungunya

Ricardo Campos Jr. | 08/12/2014 18:15

Mato Grosso do Sul teve cinco novos casos suspeitos de febre chikungunya desde a semana passada, segundo relatório da SES (Secretaria Estadual de Saúde ) divulgado nesta segunda-feira (8). Conforme o levantamento, subiu para 47 o número de notificações da doença no estado.

As duas cidades que apresentaram novas notificações foram Campo Grande, com quatro casos, e Coxim, que teve um caso. Com isso, chega a 12 o número de municípios que tiveram casos suspeitos da doença.

Há 32 pacientes aguardando resultado de exames para comprovação da infecção. Até o momento, houve nove casos descartados no estado e apenas um confirmado. O paciente é de Campo Grande. O homem, de 35 anos, ficou internado na rede particular por cerca de três semanas, teve alta e foi liberado.

A doença preocupa pelo fato de o mosquito transmissor ser o mesmo da dengue e, de acordo com Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti realizado em outubro, dos 82 bairros de Campo Grande, 26 têm risco médio de infestação.

São considerados casos suspeitos, segundo a SES, aqueles em que os pacientes apresentam febre de início súbito com mais de 38,5°C e dor intensa nas articulações de início agudo. Podem haver inchaços sem outras explicações clínicas. Essas pessoas devem ter visitado áreas que tenham casos da doença até duas semanas antes dos sintomas ou que tenham vínculo com algum caso confirmado.

Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são exatamente as mesmas para a prevenção da dengue.

Nos siga no Google Notícias