ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Mato Grosso do Sul tem queda no número de inscritos no Enem 2015

Lúcio Borges | 09/06/2015 19:35

O número de inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 em Mato Grosso do Sul caiu diante a quantia do ano passado. Com isto também, o Estado registra o menor índice em relação aos outros estados da região Centro-Oeste. Estão confirmadas 174.608 inscrições até o último dia, que ocorreu na sexta-feira (5), conforme dados divulgados hoje (9) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). O total de inscritos em todo o país é de pouco mais de 8,4 milhões, não superando a expectativa do MEC (Ministério da Educação), que seria ao menos de 9 milhões.

De acordo com o Inep, o número em MS até pode aumentar até a data de confirmação dos pagamentos, que termina nesta quarta-feira (10). Contudo, não deve chegar aos 175.829 inscritos no ano passado em nível estadual. Conforme normas do Enem, ratificadas pela assessoria de imprensa do MEC, o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 63 deve ser feito nas agências do Banco do Brasil ou dos Correios (Banco Postal) até as 21h59min de amanhã.

No Estado, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), a Uniderp/Anhanguera, a Unigran, a Facsul, UEMS (Universidade Estadual de MS), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) permitem o ingresso através do sistema.

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro próximo, em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (de Brasília). Assim, no MS, o horário fica reduzido em uma hora, de acordo com o fuso horário, ou seja, será aberto às 11 horas e fechado às 12 horas.

Regras novas

A diferença em relação aos exames anteriores é o horário de início das provas, às 12h30 (horário de MS). O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.

Os candidatos isentos da taxa de inscrição que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o direito à isenção na edição do exame de 2016.

O cartão de confirmação do Enem 2015 será digital, com acesso na página do participante, no sistema de inscrição do exame pela internet. Diferente das edições anteriores, esse comprovante não será enviado pelos Correios.

Exame

O Enem é destinado a estudantes que tenham terminado ou estejam concluindo o ensino médio, pessoas com mais de 18 anos que busquem o comprovante de conclusão do ensino médio e aquelas que queiram testar conhecimentos.

A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas no ensino superior público; o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional), que destina vagas gratuitas em cursos técnicos a estudantes.

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Nos siga no Google Notícias