ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Mausoléu que guarda cinzas de heróis da Guerra do Paraguai é aberto no RJ

Paulo Virgilio, Agência Brasil | 27/10/2012 20:17

Em homenagem aos 100 anos do caminho aéreo do Pão de Açúcar, comemorados hoje (27), a Prefeitura do Rio abriu à visitação neste sábado, pela primeira vez na história, o mausoléu que guarda as cinzas dos heróis brasileiros das batalhas de Laguna e Dourados, em 1868, na Guerra do Paraguai. O mausoléu fica no subsolo do Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados, instalado na Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha, em frente à estação do bondinho do Pão de Açúcar.

O local abriga esculturas em bronze dos heróis brasileiros e painéis das batalhas travadas. Entre outros, estão depositadas nas urnas fixadas nas paredes do mausoléu as cinzas do tenente Antonio João, do major Drago, do coronel Carlos de Morais Camisão e do guia Lopes. Na porta em bronze do mausoléu está reproduzida em bronze a figura de um velho soldado de infantaria do Império.

“Na data em que se comemora o centenário de uma das nossas mais tradicionais atrações turísticas, o bondinho do Pão de Açúcar, os cariocas ganham mais uma opção de lazer, o mausoléu que conta parte de nossa História', afirmou o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório.

Para receber os visitantes, a secretaria instalou no monumento uma nova placa em bronze e aplicou resina para dar mais brilho e proteção às peças. A praça também passou por serviços de recuperação, a cargo de vários órgãos municipais. A visitação ao mausoléu poderá ser feita nos últimos fins de semana de cada mês, das 8h às 18h.

Nos siga no Google Notícias