ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MEC cria mecanismo novo para avaliar universidades

Redação | 02/08/2008 10:55

O Ministério da Educação criou mecanismos para avaliar e estabelecer um ranking da melhores e piores universidades do Brasil. O resultado deve ser divulgado em um mês, a partir de levantamento inédito, com metodologia diferenciada.

Os detalhes serão repassados na próxima quarta-feira, em Brasília, informa o site IG. O que já foi divulgado é haverá comparação de desempenhos entre as instituições.

Também na próxima semana será divulgado o desempenho de 3.200 cursos, nas áreas de ciências da saúde, agrárias e sociais, que já foram avaliados.

O estudo deve seguir os moldes do Ideb, que avalia a educação básica, com levantamento de taxas de aprovação, abandono escolar e o desempenho em duas avaliações nacionais - o Saeb e a Prova Brasil.

Como no caso do Ideb, as instituições com notas entre 4 ou 5, acima, portanto, da média 3, terão acesso a maiores isenções fiscais e receberão mais recursos a custos menores. As que forem, de outro lado, avaliadas com notas 1 ou 2 terão de negociar melhorias no ensino, caso não queiram correr o risco de corte de vagas e de descredenciamento de seus cursos.

A expectativa é a de que 40% das instituições privadas de nível superior obtenham notas 1 ou 2. Espera-se que entre 25% e 30% dos cursos das escolas particulares apresentem resultados insatisfatórios no "conceito preliminar". (Informações do IG)

Nos siga no Google Notícias