ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MEC divulga lista de conteúdos que vão cair no Enem

Redação | 14/05/2009 16:25

Já está disponível no site do Ministério da Educação a matriz da prova do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento, que vai orientar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na elaboração da prova, traz também a lista dos conteúdos que serão cobrados.

Estudantes e professores podem acessar o material para conhecer mais sobre o novo formato do exame que irá substituir o vestibular tradicional em parte das universidades federais.

A matriz está organizada a partir de quatro áreas do conhecimento: linguagem, ciências da natureza, ciências humanas e matemática. A prova será formada por 50 questões de múltipla escolha para cada uma dessas áreas, além de uma redação.

A presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Seabra, afirmou que para não prejudicar os estudantes que já estão cursando o ensino médio, o contéudo que será cobrado na prova do novo Enem não terá grandes mudanças em relação ao modelo atual. Futuramente, o Consed irá formar uma comissão de especialistas para estudar quais são as mudanças possíveis nos conteúdos exigidos na prova.

Ontem (13), após a aprovação da matriz pelo comitê responsável pela elaboração do novo Enem, o ministro da Educação Fernando Haddad, afirmou que o que muda não são os conteúdos, mas a "forma de perguntar".

Será exigido do estudante uma capacidade maior de raciocínio e menor de memorização. Segundo Haddad, os famosos "peguinhas" estarão fora da prova. O novo Enem será realizado nos dias 3 e 4 de outubro.

Nos siga no Google Notícias