ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

MEC estuda reaplicar Enem para alguns candidatos

Redação | 08/11/2010 08:06

Os candidatos que tiveram problemas com o caderno de provas de cor amarela do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no primeiro dia do teste (06/11), poderão refazer a avaliação caso tenham sido lesados.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) recebeu a informação de que algumas provas amarelas de um lote específico tiveram problema de montagem e portanto não continham todas as 90 questões.

Calcula-se que o problema ocorreu em menos de 1% do total das provas, o que totaliza cerca de 20 mil cadernos. No entanto, o Inep pondera que esta medida só será adotada em "em último caso".

Leitora do Campo Grande News , Cristiane Goulart, enviou e-mail para reclamar da organização do exame.

"Depois de pagar fortunas para a gráfica, após fraude nas últimas provas, fazer uma coisa dessas. Tem de aplicar de novo sim as provas do Enem porque tumultuou tudo. Fiquei muito nervosa, perdi o ritmo da prova porque não entendi a lógica das cores", diz.

Para evitar cola, o Inep faz versões diferentes da prova, cada uma identificada por uma cor. Neste ano foram adotadas azul, amarelo, branco e rosa. As questões são as mesmas, mas organizadas em ordem distinta. Em cada local há uma reserva técnica de 10% de provas. Segundo o Inep, a maioria dos estudantes prejudicados pôde trocar o caderno. Por isso, a instituição acredita que seja pequeno o número de estudantes que precisarão refazer o exame.

No ano passado, o Inep teve que reaplicar a prova para alunos de uma escola no Espírito Santo que ficou alagado no dia do Enem. Esses candidatos fizeram o exame junto com a aplicação feita para os presidiários posteriormente. Neste ano, a prova dos presídios está marcada para 6 e 7 de dezembro e uma das possibilidades é que os candidatos da prova amarela sejam reavaliados nesta data.

Para o presidente do Inep, Joaquim Soares Neto, os problemas com as provas amarelas e o erro de impressão da folha de respostas não comprometeram o exame, que ele classificou como "um sucesso". (Com informações da Agência Brasil).

Nos siga no Google Notícias