ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

MEC muda regras e deixa regras do Fies mais flexíveis

Redação | 01/04/2008 20:02

O Ministério da Educação publicou nesta teça-feira no Diário Oficial da União as mudanças para o Fies (Programa de Financiamento Estudantil). Agora, o financiamento está mais flexível e será ampliado de 25% para 50% do total das mensalidades de cursos superiores oferecidos a estudantes atendidos pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) que têm bolsas parciais.

Desta forma, os acadêmicos que já possuem 50% de desconto sobre o valor da mensalidade por causa das bolsas recebem ainda o direito de financiar o restante das parcelas cobradas pelas instituições de ensino.

Com as mudanças, o Fies vai a cobrir 100% dos custos do ensino superior assumidos por beneficiários do Prouni e por bolsistas das instituições matriculados em cursos prioritários ou avaliados com notas 4 ou 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). No caso de estudantes não-bolsistas que optarem pelos cursos prioritários, o percentual de financiamento é de 75%.

Para aqueles que optarem por outros cursos ou para bolsistas de cursos que se limitarem ao conceito 3 no Enade não há alteração no percentual anterior, que permanece em 50% do valor das mensalidades.

De acordo com Paula Mello, coordenadora do Fies no Ministério da Educação (MEC), as mudanças vão ampliar o acesso às bolsas parciais do Prouni e diminuir os problemas enfrentados por aqueles que têm o benefício. (As informações são da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias