ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

MEC reduz em 43,4% número de bolsas do Prouni para MS em 2014

Viviane Oliveira | 28/01/2014 16:54

O número de bolsas ofertadas em Mato Grosso do Sul pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) este ano caiu 43,4% em relação ao mesmo período de 2013, quando foram oferecidas 4.250 bolsas, sendo 3.601 integrais e 649 parciais só no primeiro semestre, no segundo, foram mais 905 vagas.

Neste ano foram ofertadas 2.404 bolsas, sendo 1.606 integrais e 708 parciais. No total, 20.475 alunos se inscreveram no Estado. Os dados foram divulgados pelo MEC (Ministério da Educação). 

Mesmo com as vagas reduzidas, quem se inscreveu no programa deve ficar atento na lista da segunda chamada. O resultado, também on-line pelo site http://siteprouni.mec.gov.br/, será divulgado no dia 3 de fevereiro deste ano. Cada candidato pode fazer até duas opções de instituição e curso.

Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Não precisa apresentar renda, professores que tem o magistério e dão aula na rede pública de ensino. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Lista de espera – O estudante que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, levar a documentação à instituição de ensino na qual pretende estudar. Após esse processo, a instituição terá prazo para avaliar os documentos.

O estudante selecionado vai receber o resultado por meio do boletim do candidato, disponível na página do Prouni. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição. Quem conseguir bolsa parcial pode se candidatar ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O candidato pode custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador. Para se inscrever no Prouni é necessário que o aluno tenha feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em 2013.

Nos siga no Google Notícias