ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Médicos fazem 'mutirão' na UPA do bairro Coronel Antonino em protesto contra SUS

Edmir Conceição | 25/10/2011 08:57

A ação acontece em protesto à baixa remuneração do SUS é está sendo realizada em todo país.

Médicos de Campo Grande estão concentrados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino, desde o início da manhã, para atender voluntariamente a população e mostrar como deveria funcionar o SUS (Sistema Único de Saúde) se elesv fossem remunerados em níveis satisfatórios.

A ação, em protesto à baixa remuneração do SUS, está sendo realizada em todo país. No entanto, ao invés de paralisar os trabalhos como foi feito em outros estados, as entidades médicas do Mato Grosso do Sul decidiram aumentar o efetivo de profissionais e oferecer atendimento digno aos usuários do Sistema Único de Saúde.

A iniciativa do protesto partiu do SinMed-MS (Sindicato dos Médicos), CRM-MS (Conselho Regional de Medicina) e AMMS (Associação Médica). Segundo o presidente do SinMed-MS, Marco Antonio Leite, a população e os profissionais sofrem diariamente com a precariedade do SUS, e um dos principais motivos desta situação é a falta de médicos. “Os baixos salários desestimulam o trabalho na rede pública. A maioria prefere abrir consultórios e atender particular, do que passar por desgastes físicos e mentais e ainda ser mal remunerado por isso”, revela o presidente.

Marco explica que a manifestação acontecerá em todo país, mas cada estado vai atuar de forma diferente. “Nossa luta é pela valorização do médico, mais recursos para a saúde, melhores condições de trabalho, carreira de estado para o médico, mais qualidade na gestão do SUS, PCCV para o SUS, e qualidade no atendimento à população. Quando estes itens forem resolvidos certamente os problemas do Sistema Único de Saúde serão sanados”, resume.

Nos siga no Google Notícias