ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Médicos fazem protesto nesta quarta-feira por todo o Brasil

Agência Brasil | 01/07/2013 23:09

A próxima quarta-feira (3) vai ser marcada por manifestações de médicos nas capitais de todos os estados do país. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), as principais reclamações da categoria são o baixo investimento do governo brasileiro na saúde pública, o anúncio da contratação de médicos estrangeiros sem a revalidação de diplomas e falta de estrutura da saúde pública. Em três estados a categoria vai paralisar o atendimento ambulatorial no serviço público.

Em Sergipe, Mato Grosso e no Acre as consultas vão ser canceladas, mas os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente. O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal também convoca os profissionais a paralisarem suas atividades na quarta-feira.

Semana passada, médicos de Brasília e do Rio de Janeiro fizeram manifestações pela melhoria da saúde pública e contra a vinda de médicos estrangeiros sem a revalidação do diploma.

A categoria alega que o principal problema da saúde pública no Brasil é o baixo investimento estatal e não a falta de profissionais. Os médicos vêm defendendo que o país precisa não só de uma reestruturação de hospitais e postos de saúde como também de uma carreira médica, nos moldes da dos juízes, em que os médicos tenham dedicação exclusiva e comecem a trabalhar em locais de difícil provimento e, conforme progridam na carreira, atuem em postos em cidades maiores.

O Ministério da Saúde divulgou no último dia 25 que criará 35 mil vagas para médicos no Sistema Único de Saúde até 2015. De acordo com a pasta, serão contratados médicos que se formaram no exterior para ocuparem os postos que não foram preenchidos por médicos com diplomas brasileiros. O plano do governo é criar programas de autorização especial para que os profissionais que se formaram fora do país só possam atuar na atenção básica, nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades.

Todos os estados brasileiros têm manifestações marcadas. Saiba onde vão ocorrer os protestos em cada estado.

Em Mato Grosso do Sul: Em Campo Grande será protocolado documento nas sedes do governo do estado, da prefeitura de Campo Grande e no Ministério Público às 9h, mostrando as razões e reivindicações da classe médica. À tarde, a partir das 16h, será feita uma manifestação em frente ao prédio da representação do Ministério da Saúde em Mato Grosso, que fica na Rua Jornalista Belizário Lima.

Nos siga no Google Notícias