ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Médicos podem ser presos caso não façam plantão

Redação | 19/12/2008 16:30

Decisão do juiz Deni Luis Dalla Riva obriga os médicos de Camapuã, município distante 143 quilômetros de Campo Grande, a manter o plantão mesmo sem pagamento de salários. Caso os profissionais não cumpram a decisão, pagarão multa de R$ 3 mil por plantão e podem ser presos em flagrante por prevaricação e desobediência.

A setença atende à ação civil pública com pedido de liminar impetrado pelo promotor de Justiça da Cidadania, Fabrício Proença de Azambuja. A ação aponta que, no hospital da cidade, atendimentos de urgência e emergência não eram prestados porque a Secretaria Municipal de Saúde teria sinalizado aos

médicos que não pagaria os plantões devido a ajustes das contas para fechamento do mandato do prefeito.

Diante da ameaça de não receberem o pagamento dos plantões de dezembro, os médicos teriam se negado a trabalhar. No despacho, o juiz destaca que "é absolutamente verossímil nos autos que o município de Camapuã se comprometeu em fazer o pagamentos dos plantões médicos mediante repasse mensal de verba ao Hospital local. Se tal providência se faz necessário para garantir que os médicos atendam aos casos de urgência e emergência durante a noite e finais de semana, não há dúvida de que o Município deverá arcar com aquele custo, por dever constitucional, independentemente da pessoa que esteja ocupando o cargo de Prefeito".

Para o magistrado, "nem a alegada ausência de previsão de recursos para pagamento do plantão aos médico no mês de dezembro/2008 ou da impossibilidade de deixar despesas para o próximo gestor é argumento suficiente para impedir que o judiciário determine ao Poder Público uma obrigação de fazer que implique em gasto de dinheiro público ou determine a alocação de recursos financeiros para atender despesas pontuais, como, por exemplo, a viabilização de atendimento de urgência e emergência à população".

Nos siga no Google Notícias