ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Meninas aprendem cedo a ter responsabilidades de mulher

Redação | 07/03/2009 13:38

Histórias de meninas que precisam cuidar da casa e dos irmãos para que os pais trabalhem não são difíceis de encontrar na periferia de Campo Grande. São garotas que desde cedo aprendem a ter as responsabilidades de gente grande.

Diferente de adolescentes que podem passar o tempo livre no shopping ou com algum outro entretenimento, muitas meninas da periferia dividem com as mães a responsabilidade de uma casa.

As irmãs Gislaine e Jéssica Brandão, de 13 e 15 anos, compartilham dessa experiência. São elas quem cuidam da casa e dos irmãos mais novos, de 6 e 9 anos, na ausência dos pais, que trabalham a semana toda.

Gislaine conta que sua rotina é atarefada. Ela chega da escola e faz as tarefas domésticas. Depois, fica cuidando dos irmãos. A menina afirma que não sai de casa enquanto a mãe não chega. A casa das amigas é diversão somente para o final de semana.

Questionada se a rotina não é cansativa, ela responde com a maior naturalidade que não. Mas, apesar de saber cuidar da casa desde os 11 anos, ela conta que o que quer mesmo é ser bióloga. O que faz agora é somente para ajudar a mãe, que precisa trabalhar.

Para a irmã Jéssica, o sonho é de ser técnica de enfermagem. Mas, enquanto não tem idade para fazer o curso, ela continua com prazer ajudando a mãe com as obrigações que contribuem para o bem-estar da família.

Nos siga no Google Notícias