ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Meteorologia prevê ventania e chuvas isoladas em todas as regiões de MS

Flávia Lima | 09/11/2015 10:49
Altas temperaturas marcam semana, mas chuvas isoladas devem refrescar o fim do dia. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)
Altas temperaturas marcam semana, mas chuvas isoladas devem refrescar o fim do dia. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)

O sistema de alta pressão que predomina no Estado, característico do período que antecede o verão, deve contribuir, ao longo da semana, com a formação de vendavais em diversas regiões. Neste domingo, o fenômeno ocorreu em Três Lagoas, que registrou chuva intensa e ventos que chegaram a 77 km/h, ocasionado queda de árvores na cidade.

No total, choveu 54 milímetros. O esperado para o período é 146,7 milímetros. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o calor e temperaturas em elevação devem marcar o início da semana em Mato Grosso do Sul.

A previsão é confirmada pelo Centec (Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul). A tendência é uma diminuição das chuvas, porém há previsão de pancadas isoladas, especialmente à noite.

Na quinta-feira (12), a possibilidade de precipitações aumenta no sudoeste do Estado, em cidades como Bela Vista, Antonio João, Ponta Porã e Aral Moreira. As únicas regiões que devem permanecer sem chuva são Ladário e Corumbá

Segundo a meteorologista Cátia Braga, há previsão de ventos fortes no final de tarde desta terça-feira (10) no sul do Estado e região oeste, em Porto Murtinho, Bonito e Bodoquena.

Os ventos também predominam no setor norte e trazem alguma umidade que ajuda a promover, a partir da tarde, pancadas de chuva e trovoadas de forma isolada na região, especialmente no sul devido à maior convergência de ventos nessa parte do estado e pela proximidade de um intenso sistema de baixa pressão que se aprofunda no Paraguai.

Em Três Lagoas não deve haver nova formação de vendavais, porém Cátia Braga alerta que por ser um fenômeno que se forma com rapidez, pode ocorrer a qualquer momento. No entanto, a possibilidade de chuva para o município é mínima, pelo menos até sexta-feira (13).

Na Capital, a máxima deve ficar em torno de 34ºC e a mínima será de 23ºC. Já no interior, a tendência é de temperaturas mais elevadas, com média de 38ºC e mínima de 21ºC, de acordo com o Inmet.

Em Três Lagoas, a mínima fica em torno de 22ºC e máxima de 35ºC até o final da semana. Na região noroeste e principalmente em Corumbá, a temperatura máxima fica entre 37ºC e 38ºC e a mínima em 27ºC.

Dourados e região sul tem previsão de mínima de 22ºC e máxima entre 33ºC e 35ºC. Em Paranaíba, região do Bolsão, a possibilidade de chuva é pequena, com isso os termômetros devem marcar máxima de 34ºC e mínima de 20ºC.

Municípios do leste também apresentam altas temperaturas, com máxima de 35ºC e mínima de 24ºC. No norte a previsão é de 38ºC, com mínima de 27ºC.

Nos siga no Google Notícias