ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Mil crianças ficam sem aula com bloqueio dos índios

Redação | 06/10/2009 08:10

Mais de mil alunos estão sem aulas hoje no município de Aquidauana devido ao bloqueio promovido pelos índios na BR-262. Ao todo, sete escolas estão fechadas.

Ninguém consegue entrar e nem sair das aldeias, localizadas na região do distrito de Taunay, distante 55 quilômetros de Aquidauana.

A manifestação dos terena não permite a entrada dos professores, que diariamente se deslocam da cidade para ensinar nas aldeias e no distrito.

A suspensão das aulas atingiu as escolas Feliciano Pio (aldeia Ipegue), General Rondon (aldeia Bananal), Francisco Farias (aldeia Água Branca), Marcolino Lili (aldeia Lagoinha) e Visconde de Taunay (Distrito de Taunay).

O movimento atinge também o funcionamento das escolas estaduais indígenas Pastor Reginaldo Miguel (aldeia Lagoinha) e Professor Domingos Veríssimo Marcos (aldeia Bananal).

Os indígenas protestam pela demarcação de terras em Mato Grosso do Sul.

O administrador interino da Funai, Joãozinho da Silva, foi para a BR 163, onde também há bloqueio. Mais de 300 índios estão no local desde às 4h de hoje.

Conforme a Polícia Militar, os indígenas estão concentrados na saída para Cuiabá, próximo ao antigo posto fiscal, em Campo Grande.

Eles saíram de Sidrolândia em dois ônibus, e os passageiros de um dos veículos permaneceram em protesto em frente à sede da Funai.

A outra parte do grupo se dirigiu à rodovia onde bloquearam o trânsito nos dois sentidos. Com informações do site Anastácio Notícias.

Nos siga no Google Notícias