ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Ministério da Justiça divulga hoje comunicado sobre demarcação de terras

Kleber Clajus | 23/12/2013 12:37

Políticos, produtores rurais e indígenas aguardam com expectativa comunicado do Ministério da Justiça, a ser divulgado nesta segunda-feira (23), sobre regras para indenizar as terras a serem demarcadas como indígenas na região da Fazenda Buriti, entre os municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti.

O senador Delcídio do Amaral (PT) esteve reunido com o ministro, José Eduardo Cardozo, no sábado (21) e teve dele confirmação de encaminhamento para solução do conflito por terras no Estado.

“Estamos aguardando, ansiosamente, comunicado do ministério da Justiça sobre o encaminhamento das soluções para os conflitos de terras em MS, conforme afirmado pelo ministro José Eduardo Cardozo em conversa comigo no último sábado. A conferir”, ressaltou Delcídio em sua página no Facebook.

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, reforça a importância de um posicionamento antes do término do ano para que o Governo Federal possa ter assegurada novamente sua credibilidade entre os produtores e indígenas.

“É um fato importante formatar um norte no caso das demarcações para que cessem as invasões, em especial no Cone Sul, que nos preocupam muito. A Buriti servirá como modelo para o futuro das indenizações. Ficaria feliz se isso fosse resolvido antes do Natal”, pontua Maia.

Já o proprietário da Fazenda Buriti e ex-deputado estadual, Ricardo Bacha, a angústia dos proprietários que dura desde junho pode estar próxima do fim. Para ele, se não houver acerto agora a situação se converterá mais perigosa.

Neste momento, de acordo com a Acrissul, há no Estado 80 áreas retomadas por indígenas.

(Alterada para correção de informação às 13h27)

Nos siga no Google Notícias