ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Ministério da Saúde dá registro para médicos cubanos atuarem em MS

Aline dos Santos | 01/11/2013 12:52

Mais sete profissionais intercambistas receberam registro único do Ministério da Saúde para atuarem no programa “Mais Médicos” em Mato Grosso do Sul.

Nesta sexta-feira, a lista publicada no Diário Oficial da União libera os médicos para os seguintes municípios: Paranhos (Juan Carlos Martinez Valido), Japorã (Juan Emilio Guerra Pavon), Tacuru (Leonardo Leon Ruiz), Campo Grande (Lida Lina Marrero Morgado), Caracol (Luis Antonio Liy Rodriguez), Ponta Porã (Luiz Carlos Llano Garcia) e Coronel Sapucaia (Yamilet Hernandez Fernandez). Ao todo, 19 médicos, maioria cubanos, foram designados para começarem a trabalhar no dia 4.

Com a publicação da Lei 12.871, que rege o programa, o Ministério da Saúde emitirá número de registro único para cada médico intercambista. O CRM (Conselho Regional de Medicina) será informado pela coordenação do projeto e poderá fiscalizar seu trabalho.

A decisão de o próprio ministério emitir o registro foi adotada para driblar a resistências dos conselhos regionais de medicina. Até então, o médico formado no exterior precisava passar pelo Revalida (Revalidação do Diploma) para ter direito ao registro no Brasil.

Conforme o presidente do CRM/MS, Alberto Cubel Brull Junior, o registro do ministério permite somente a atuação como médico na unidade em que o profissional for alocado. Caso ele atenda fora, pode ser considerado exercício ilegal da Medicina.

Nos siga no Google Notícias