ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Ministério da Saúde revela que exame de ebola no Brasil deu negativo

Ludyney Moura | 11/10/2014 08:09

O Ministério da Saúde informou no começa da manhã deste sábado (11) que o exame para diagnóstico etiológico do paciente suspeito de infecção pelo vírus ebola teve resultado negativo. Apesar da boa notícia, a pasta diz ainda que a confirmação só deve ocorrer após a realização de um segundo exame, que será coletado 48 horas após a primeira amostra.

De acordo com a pasta, foram executados procedimentos previstos nos protocolos internacionais da OMS (Organização Mundial de Saúde). O paciente, Souleymane Bah, recém chegado da Guiné, apresenta um estado de saúde bom e não apresenta mais febre. Ele segue internado em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ).

Em Mato Grosso do Sul, o secretário estadual de saúde, Antônio Lastória, revelou ao Campo Grande News que todos os Estados estão em alerta desde que a epidemia começou a se intensificar na África e se tornou foco do Ministério da Saúde. Desde a confirmação da suspeita, o Ministério da Saúde realiza teleconferências entre os 27 Estados da Federação, para avaliação de todo o aparato necessário para combater infecções pelo vírus. Lastória ressaltou que a maior preocupação era o transporte do paciente.

Amanhã (12) Bah terá novamente uma amostra de seu sangue colhido para o novo exame, que também será feito pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, que pertence à Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. Se o caso também for descartado como ebola no segundo exame, o paciente sairá do isolamento e o sistema de vigilância dos contactantes será desmontado.

O Caso – A suspeita de contaminação com o vírus ebola aconteceu na cidade de Cascavel (PR), depois que um homem recém-chegado do continente africano deu entrada em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade com os mesmos sintomas do vírus. O homem, de 47 anos, saiu de Guiné, na África Ocidental, no dia 18 de setembro, com conexão em Marrocos, e chegou ao Brasil em 19 de setembro.

De sua chega até hoje, pelo menos 64 pessoas que tiveram contanto com o africano estão sendo acompanhadas pelas autoridades. Caso seja confirmado que o resultado seja realmente negativo, elas deixarão de ser monitoradas, o que acontece para interromper uma possível cadeia de transmissão do vírus.

Nos siga no Google Notícias