ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Ministério descarta presença de doença na área urbana

Redação | 13/01/2008 14:28

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fará nesta noite um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão para tentar tranqüilizar a população em relação ao acompanhamento dos casos de febre amarela no País. Segundo a nota do Ministério da Saúde, o gabinete de acompanhamento de febre amarela reafirmou que a doença está restrita às matas das regiões de risco, não atingindo as áreas urbanas.

O responsáveis por acompanhar a situação se reuniram hoje e divulgaram nota informando que até agora dois casos foram confirmados, um deles possivelmente contraído em Mato Grosso do Su, o de uma mulher que está internada em São Paulo, no Hospital São Luís, depois de ter passado o fim de ano em Bonito. O outro caso é de um homem que morreu, na semana passada, em Brasília. De acordo com a nota, outros 24 casos suspeitos foram notificados pelas secretarias estaduais de saúde ao ministério e cinco já foram descartados.

A nota faz o alerta de que não é preciso reforçar a dose de vacina para quem se imunizou há menos de 10 anos. Segundo o texto, em janeiro de 2008, foram enviados para todo o Brasil 3,2 milhões de doses de vacina. Em 2007, a média mensal de envio para vacinação de rotina foi de 961 mil doses por mês, totalizando 11,5 milhões de doses.

No pronunciamento que fará, o ministro descarta o risco de uma epidemia, lembra que não há casos de febre amarela urbana desde 1942, e reforça que somente devem procurar os postos de saúde as pessoas que moram ou vão visitar as áreas de risco e nunca se vacinaram ou foram vacinadas antes de 1999. Ele relembra, ainda que a vacina faz efeito dez dias após a aplicação.

Nos siga no Google Notícias