ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Ministério orienta continuidade de vacinação contra H1N1

Redação | 09/06/2010 17:12

O Ministério da Saúde divulgou nota orientando para que a vacinação contra a gripe H1N1 continue em Mato Grosso do Sul até que a meta de 80% seja atingida em grupos prioritários. No Estado, foram atingidas as metas de cobertura entre trabalhadores de saúde, indígenas, doentes crônicos com mais de 60 anos e crianças menores de 2 anos.

Os grupos com baixa cobertura como adultos de 30 a 39 anos e das crianças de 2 anos a menores de 5 anos ainda representam baixa taxa de imunização.

No Mato Grosso do Sul, até o momento, a cobertura está abaixo de 80% entre gestantes (61,4%), doentes crônicos com menos de 60 anos (71,1%), adultos de 20 a 29 anos (75,6%) e adultos de 30 a 39 anos (66,6%).

No próximo sábado acontece a primeira etapa da campanha nacional de imunização com a paralisia infantil, que será aproveitada para vacinar as crianças de 2 anos a menores de 5 anos contra a H1N1. As vacinas contra o vírus H1N1 só estarão disponíveis postos fixos de vacinação (postos de saúde, por exemplo) e não nas unidades volantes.

Após tomar a vacina, o organismo leva até 14 dias para estar totalmente protegido. As pessoas devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde para buscar orientações sobre dias e horários de funcionamento dos postos.

A vacinação de crianças precisa ser feita em duas meias doses, para garantir uma imunização completa contra o vírus da gripe H1N1. A segunda dose deve ser tomada 21 dias depois da primeira.

Nos siga no Google Notícias