ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Ministério quer mudar regras sobre doação de sangue

Redação | 02/06/2010 20:59

O Ministério da Saúde vai rever as regras sobre a doação de sangue no país, para permitir que adolescentes de 16 a 17 anos, e idosos de 65 a 68 anos, possam doar sangue.

Nesta quarta-feira (2), o órgão publicou no Diário Oficial da União uma proposta sobre o assunto, que agora entra em consulta pública por 60 dias, para que a sociedade dê sugestões sobre o tema.

A proposta faz parte de uma mudança maior nessa política no Brasil. Atualmente, as regras sobre a doação estão em uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de junho de 2004.

Com essa consulta pública, o ministério vai criar uma nova Política de Procedimentos Hemoterápicos, assumindo essa regulamentação. A Anvisa vai tratar apenas da parte sanitária (regras para manipulação, conservação, transporte e demais assuntos).

O governo diz que, com o aumento da faixa etária, 13,9 milhões de pessoas serão estimuladas a doar sangue. Hoje, 1,8% da população possui essa prática, o que resulta em 3,5 milhões de bolsas por ano, quando o ideal seriam 5,7 milhões.

Durante a consulta pública, o governo vai receber sugestões e alterações da comunidade científica e outras organizações. Mas a última palavra sobre o assunto ficará mesmo com o ministério, que deve publicar definitivamente as novas regras em setembro de 2010.

Nos siga no Google Notícias