ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Ministério seleciona 3 municípios de MS para acesso livre à internet

Aline dos Santos | 14/10/2013 10:05

O Ministério das Comunicações selecionou mais três municípios do Estado para receber o projeto Cidades Digitais: Aquidauana, Sidrolândia e Terenos. Todos têm menos de 50 mil habitantes.

Conforme portaria assinada pelo ministro Paulo Bernardo, a lista de municípios traz os selecionados dentre os que se inscreveram entre 4 de fevereiro e 5 de março de 2013. Esta é a segunda etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O programa atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

Menor cidade dentre as contempladas pela portaria em Mato Grosso do Sul, Terenos tem desde 2009 um projeto de informatização pronto para sair do papel.

“Tivemos um tempo bastante generoso para elaborar. Mas, primeiro era concorrência. Concorremos com Corumbá, Três Lagoas, Dourados, Paranaíba. Cidades muito fortes em relação à nossa, ao nosso pode de contrapartida”, afirma o controlador-geral e chefe do setor de convênios, Cleber Borges.

Para ele, pesou a favor do município o fato de Terenos ter o projeto UCA (Um Computador por Aluno). Os estudantes têm acesso à internet nos computadores portáteis. No entanto, o acesso segue um padrão pedagógico, ou seja, não é livre.

Pela proposta do município, a internet gratuita e de uso livre deve ser oferecida em praças públicas. O projeto da Prefeitura de Terenos também inclui a instalação de terminais em diversos pontos da cidade, como mercados e padarias, para que o cidadão possa agendar consultas ou, por exemplo, acompanhar o desempenho escolar do filho.

Atualmente, a população tem acesso a internet em computadores instalados na biblioteca municipal e na biblioteca do Sesi. Terenos tem 18.942 habitantes e fica a 25 km de Campo Grande. Segundo o Ministério das Comunicações, os municípios serão convocados para assinatura do acordo de cooperação.

Nos siga no Google Notícias