ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Ministro discutirá questão indígena amanhã em Dourados

Redação | 13/07/2009 19:59

Amanhã, o ministro-chefe do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general de Exército Jorge Armando Félix, discutirá as questões indígenas o Estado. Segundo ele, o objetivo do encontro é ouvir e tomar conhecimento, "in loco", dos problemas relacionados às reivindicações indígenas na região.

A visita do ministro em Dourados estava agendada para o dia 30 de junho, mas devido ao mau tempo acabou sendo adiada. No último dia 29, o general Félix reuniu-se na Capital com representantes do governo do Estado e líderes do setor rural de MS, com o intuito de discutir a questão.

Na Assembleia Legislativa, ele conversou com o deputado Jerson Domingos (PMDB), demais deputados estaduais e o comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), general Renato Joaquim Ferrarezi, para tratar do processo de demarcação das terras indígenas no Estado.

No ano passado o governo editou portarias estabelecendo a realização de estudos antropológicos para atestar se as terras analisadas seriam indígenas. A medida desagradou os produtores, já que o governo reconhece apenas a indenização de benfeitorias realizadas nas propriedades - e não a terra nua.

Segundo a Funai, as vistorias em Mato Grosso do Sul devem começar no próximo dia 20. Os técnicos farão análises em pelo menos 26 municípios.

O Ministério da justiça garantiu indenização pela terra nua e eventuais benfeitorias nas propriedades. O pagamento seria através de leilão ou convênio com o Estado para repasse do dinheiro.

A reunião entre o ministro, líderes indígenas e representantes da Funai/MS (Fundação Nacional do Índio de Mato Grosso do Sul) acontecerá no comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Nos siga no Google Notícias