ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Ministro não vem e reunião será só com secretária Nacional de Segurança

Paula Maciulevicius | 20/06/2013 07:22

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, não virá a Campo Grande. Segundo assessoria de comunição do Ministério, a reunião para discutir o conflito fundiário no Estado será realizada com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Meiki, que chega ao Estado às 11h30, acompanhada do ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho e do Advogado Geral da União, Luís Inácio Adams. 

A reunião será às 13h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Conforme a assessoria de imprensa do Governo do Estado, a Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, que também cogitava vinda, não confirmou presença.

A reunião deve ser feita com lideranças indígenas e representantes dos produtores rurais, Funai (Fundação Nacional do Índio), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de MS) , Acrissul (Associação dos Criados de Mato Grosso do Sul) e o governador do Estado, André Puccinelli.

Na semana passada, em reunião no CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o ministro da Justila, José Eduardo Cardozo, declarou que terras confiscadas do tráfico de drogas poderiam ser utilizadas como moeda de troca com os fazendeiros. No entanto, admitiu que a União não tem levantamento das áreas disponíveis.

O conflito fundiário se agravou em Mato Grosso do Sul no mês de maio. Índios invadiram a fazenda Buriti, em Sidrolândia e a ação de reintegração de posse resultou na morte do terena Oziel Gabriel, de 35 anos. Dias depois, o terena Joziel Gabriel, de 34 anos, foi baleado na coluna.

Na semana passada, em Paranhos, foi assassinado Celso Figueiredo, de 34 anos. Para a Polícia Civil, este último crime não foi por conflito de terra.

Matéria editada às 7h49 para correção de informação.

Nos siga no Google Notícias