ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Ministro quer suspensão da propaganda do paracetamol

Redação | 04/04/2008 15:13

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pediu hoje (4) a suspensão de comerciais de medicamentos à base de paracetamol. Ele orientou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para requerer aos laboratórios a suspensão voluntária das propagandas, porque há suspeitas de uso abusivo desses medicamentos analgésicos, muito utilizados em caso de possibilidade de dengue.

Segundo ele, "existem alguns medicamentos, analgésicos e antitérmicos, que são contra-indicados em caso de suspeita de dengue, que interfiram de alguma forma na coagulação sangüínea. Mas existem outros medicamentos, como o paracetamol, que são indicados em casos de suspeita de dengue. Se usados de maneira adequada, no entanto, em dose excessiva, em crianças ou adultos, podem levar a graves danos no fígado, inclusive com hepatite tóxica, medicamentosa. Como estamos vivendo uma situação de excepcionalidade no Rio de Janeiro, o momento não é de automedicação", afirmou.

Para o ministro, é preciso evitar que as crianças recebam o medicamento em doses excessivas que podem, ao invés de resolver o problema, causar um outro problema tão grave quanto a dengue.

Nos siga no Google Notícias