ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MMA lança plano de combate ao desmatamento no Cerrado

Redação | 07/09/2009 12:11

O MMA (Ministério do Meio Ambiente) planeja lançar nesta semana um plano nacional de combate ao desmatamento no Cerrado. O projeto prevê um sistema permanente de monitoramento do bioma via satélite, como o que é feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para a floresta amazônica.

A intenção é que os dados contribuam para a elaboração de políticas públicas eficazes para bioma, o segundo maior do Brasil em extensão, mas que recebe poucos incentivos para sua conservação.

Na próxima quinta-feira (10), véspera do Dia do Cerrado, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deverá também divulgar números exatos e atualizados acerca da devastação no bioma.

Segundo o mapeamento mais recente feito pelo MMA, cerca de 50% do Cerrado teve sua vegetação substituída por pastagens e plantações. Cálculos atualizados em 2008 estimam que o bioma encolha a uma taxa de 1% ao ano, que representa o dobro do ritmo de destruição da floresta amazônica.

Constante - Para monitorar o bioma, o Ministério irá atualizar um mapeamento feito em 2002 com as imagens de satélite feitas no ano passado, para fazer um retrato do desmatamento na área de 2002 a 2008.

A intenção é seguir esse modelo anualmente. O trabalho será desenvolvido por um órgão do MMA, o Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama.

Além disso, o plano que será lançado para o Cerrado deverá prever metas específicas para a criação de UCs (Unidades de Conservação) no bioma. Atualmente, apenas 11% do bioma recebe esse tipo de proteção.

Nos siga no Google Notícias