ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Moradora de SP está no HU por suspeita de gripe suína

Redação | 13/07/2009 08:30

Uma moradora de São Paulo, que veio passar férias com a família em Campo Grande, está internada no HU (Hospital Universitário) da Capital com suspeita da gripe A (H1N1), a gripe suína. A paciente também esteve na Argentina, que registra grande número de casos da doença.

No Brasil, a nova gripe causou duas mortes: um homem no Rio Grande do Sul e uma criança em São Paulo. No Estado, foram confirmados quatro casos da doença, metade em Campo Grande e metade em Dourados.

Conforme a diretora em Vigilância de Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Ana Lúcia Lyrio de Oliveira, a paciente foi internada porque apresentava falta de ar. Foi coletada amostra para exame laboratorial.

Na Capital, quatro pessoas com suspeita da doença estão sendo monitoradas em casa.

De acordo com a diretora, o Ministério da Saúde restringiu os exames para ocorrências graves e surtos. "Como casos em escolas, quartel", exemplifica. Nos demais casos suspeitos, a secretaria pode até fazer a coleta, mas amostra é desprezada.

"Infelizmente, somos obrigados a seguir o novo protocolo", afirma Ana Lúcia de Oliveira. Os exames são realizados em São Paulo e o resultado divulgado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Eugênio Barros, o Estado aguarda o resultado de 15 exames. Ele salienta que os pacientes já passaram pelo período de transmissão da doença, que corresponde a sete dias após os primeiros sintomas.

O último boletim sobre a gripe A, divulgado na sexta-feira, informa que foram confirmados 1.027 casos da doença no Brasil.

Nos siga no Google Notícias