ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Moradores contabilizam, de novo, prejuízos com chuvas na Capital

Kleber Clajus, Bruno Chaves e Leonardo Rocha | 09/01/2014 11:21
Ruas ficaram intransitáveis e moradores avaliam estragos causados pela chuva nos bairros da Capital (Foto: Cleber Gellio)
Ruas ficaram intransitáveis e moradores avaliam estragos causados pela chuva nos bairros da Capital (Foto: Cleber Gellio)
Edilene Braga perdeu móveis e materiais de costura, mesmo a casa estando acima do nível da rua (Foto: Cleber Gellio)
Edilene Braga perdeu móveis e materiais de costura, mesmo a casa estando acima do nível da rua (Foto: Cleber Gellio)

Mais uma vez os moradores dos Bairros Cidade Morena, Amapá e Monte Alegre passaram, na manhã desta quinta-feira (9), contabilizando estragos e limpando os imóveis tomados pela água da chuva que caiu, na noite de ontem, em Campo Grande. Eles cobram uma intervenção da Prefeitura para que a situação não continue a se repetir.

Na Rua Campos do Jordão, Bairro Cidade Morena, a costureira Edilene Braga, 33 anos, comenta que teve a casa invadida por lâmina d’água de 20 centímetros, por volta das 20 horas. O detalhe é que sua casa está acima do nível da rua e, mesmo assim, não foi possível conter a força da água.

“Perdi guarda-roupa, sofá e estante, além dos materiais de costura. Cheguei a chamar os Bombeiros, porque na rua a água chegava a cintura”, relata Edilene.

A dona de casa, Marina Alves dos Santos, 49 anos, diz que a rotina de problemas também se repete no bairro no cruzamento das Ruas Salmorão com Floreal. Em sua residência a água não entrou, mas na da vizinha ficaram as marcas da enxurrada que tomou a rua e ocorre “sem exceção” quando chove.

Diante de um cenário quase cotidiano, o líder comunitário do Cidade Morena, Leomar Alves Rosa, cobra da Prefeitura de Campo Grande um “tratamento diferente” que solucione as falhas estruturais de drenagem.

“Ontem foi a gota d’água. O prefeito e o secretário de obras deveriam estar aqui para apoiar a população e dar as respostas necessárias, mas não há uma previsão para esta solução. Já existe um recurso disponível na prefeitura para finalização do asfalto no bairro, mas até o momento as obras não começaram”, explica Leomar ao citar as Ruas Inconfidente, Ubirajara Guarani, Floreal e Buenópolis como as que têm a pior situação.

No Jardim Amapá, a aposentada Jovenina Fernandes da Cruz, 69 anos, diz que o problema é semelhante. Ela reside na Rua Cumbica, que não tem asfalto, mas sobram fendas abertas pela água da chuva entre o cascalho, uma vez que a drenagem do bairro passa pelo local em direção a Avenida Guaicurus.

Já a dona de casa Tereza Chube, 50 anos, conta que a “buraqueira” domina na Rua das Divas e os moradores são obrigado a colocar entulho para garantir a passagem pelo local.

Por outro lado, no Monte Alegre, o mato, sujeira e lama atrapalham quem passa pela Rua dos Resendes, próximo a Rua da Divisão.

Precipitação - Ontem, em menos de três horas, choveu aproximadamente 37 mm em Campo Grande, levando em conta apenas as regiões que registraram os maiores índices de precipitação. Novamente, a cidade sofreu com os problemas, com casas e carros inundados.

A região mais afetada foi do Prosa, com 22 mm, seguido pela região do Norte Sul (8,25 mm), do Hospital Regional (3,5 mm), e da UCDB, com 3,25 mm.

Nos siga no Google Notícias