ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Moradores ficam revoltados com recusa da Prefeitura em tirar lixo das ruas

Paula Vitorino | 24/06/2011 13:28

Mutirão de limpeza no Taquaral Bosque ficou pela "metade"

Entulhos e restos de árvores não foram retirados por serem particular. (Fotos: Simão Nogueira)
Entulhos e restos de árvores não foram retirados por serem particular. (Fotos: Simão Nogueira)
Máquinas fizeram mutirão de limpeza no bairro.
Máquinas fizeram mutirão de limpeza no bairro.

Moradores do bairro Taquaral Bosque ficaram revoltados nesta manhã e quase se envolveram em briga com funcionários da Prefeitura Municipal de Campo Grande. O tumulto aconteceu quando os responsáveis pelas máquinas, que fazem a limpeza dos bairros, se recusaram a recolher alguns materiais das ruas e ainda notificaram moradores que haviam colocado entulho nas vias.

Moradores informaram que a justificativa do fiscal municipal foi de que lixo e entulho particulares não são responsabilidade pública, mas sim, do proprietário do imóvel.

No entanto, a comerciante Maria Aparecida Harthmann, de 52 anos, uma das notificadas, afirma que os moradores não sabiam da “regra estabelecida”, já que sempre que ficavam sabendo do mutirão de limpeza colocavam os entulhos na rua para serem recolhidos.

Ela colocou os restos de terra e entulho da obra de sua residência no meio-fio e, segundo ela, foi notificada a limpar o local em 24h para não receber multa.

“Eles falaram que terra e entulho particular não recolhem, podem até estar certos, mas a gente não sabia disso. Sempre que avisam do mutirão de limpeza a gente coloca os materiais na rua pra recolherem”, diz.

Pelas ruas do bairro ficaram amontoados de diversos materiais, como restos de árvores, materiais de construção e lixo orgânico.

O presidente da associação de moradores do bairro, Antônio de Jesus Manso, disse que a maior indignação dos moradores foi em relação à atitude dos funcionários. Ele questiona o fato de os fiscais terem passado multando e recolhendo o lixo no mesmo dia.

“Podiam ter passado alguns dias e explicado, falado que não iam retirar esse tipo de entulho. Aí teríamos mais prazo para fazer a limpeza”, explica.

Ainda segundo ele, funcionários da empresa responsável pela máquina, que não são fiscais, desrespeitaram os moradores. Antônio também acusa os funcionários de oferecer o serviço de limpeza “por fora”, com o pagamento sendo feito particular.

“A mulher falou que iam vir à tarde com as máquinas para limpar os entulhos de quem quisesse pagar a parte”, afirma.

Ao menos dez máquinas estavam fazendo a limpeza no bairro. Funcionários, que não quiseram se identificar, informaram que a ordem era recolher apenas lixos e entulhos da Prefeitura Municipal. Dessa foma, os materiais particulares não seriam levados e o proprietários notificados.

Resposta - Por conta do feriado prolongado no setor administrativo da Prefeitura Municipal, a reportagem não conseguiu contato com a assessoria. O secretário da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Marcos Cristlado, também não foi encontrado para esclarecer se houve mudanças nas regras para o mutirão de limpeza, como também para as notificações.

Nos siga no Google Notícias