ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Dom José de Aquino Pereira, primeiro bispo de Dourados, morre em SP

Edmir Conceição | 17/11/2011 17:35
Dom José de Aquino Pereira. (Foto: Divulgação)
Dom José de Aquino Pereira. (Foto: Divulgação)

Morreu nesta quinta-feira, 17, ao meio-dia, em São Paulo, dom José de Aquino Pereira, bispo emérito da Diocese de São José do Rio Preto. Como se recorda, Dom José foi o primeiro bispo de Dourados, permanecendo por dois anos em Mato Grosso do Sul, de 1958 a 1960. O enterro está marcado para amanhã, às 16h, na catedral de São José do Rio Preto.

Missa - Em Dourados, o bispo diocesano dom Redovino Rizzardo fará memória de Dom José nas missas que celebrará na catedral Imaculada Conceição, no sábado à noite, dia 19, e no domingo de manhã, às 9h30.

Dom José de Aquino Pereira nasceu no dia 22 de abril de 1920, no Distrito de Vila Real (Trás-os-Montes), em Portugal; filho de Manuel de Aquino Pereira e Maria do Rosário Pereira.

Ingressou no Seminário Diocesano de Vila Real no dia 3 de outubro de 1931, onde fez o curso ginasial, e veio para o Brasil em 1938, matriculando-se no Seminário Central de Ipiranga, em São Paulo, no mesmo ano.

Fez, no seminário, os cursos de Filosofia e Teologia. Ordenou-se sacerdote no dia 3 de dezembro de 1944, na Catedral de São Carlos (SP), onde, a partir daí, exerceu vários cargos dentro da diocese.

Em 21 de janeiro de 1958, foi nomeado, pelo papa Pio XII, bispo de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Em seu brasão, dom José de Aquino assumiu como lema pastoral "Oportet Illum Regnare" (É necessário que Ele reine).

Em 25 de março de 1960, o papa João XXIII nomeou dom José de Aquino para a recém criada diocese de Presidente Prudente (SP), da qual tomou posse em julho do mesmo ano. Em maio de 1968 ele foi nomeado bispo da diocese de São José do Rio Preto (SP), pelo papa Paulo VI, e dela tomou posse em 4 de agosto do mesmo ano.

A cidade de São José do Rio Preto, por volta de 1965, tinha aproximadamente 150 mil habitantes e sete paróquias, enquanto a diocese era formada por 44 igrejas matrizes, totalizando 51 paróquias em toda a diocese.

Em 1995, quando Dom José colocou o cargo à disposição da Santa Sé (por motivo de idade: 75 anos), a cidade de São José do Rio Preto contava com 350 mil habitantes e 21 paróquias.

Nos siga no Google Notícias