ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Mosquito transgênico não substitui outras formas de combate, diz especialista

Flávia Lima | 20/01/2016 14:41
Mauro Lucio Rosa destaca a importância do combate à dengue através dos agentes. (Foto:Fernando Antunes)
Mauro Lucio Rosa destaca a importância do combate à dengue através dos agentes. (Foto:Fernando Antunes)

A utilização do mosquito transgênico no combate ao Aedes aegypti não substitui os métodos de controle de infestação e eliminação de focos já usados pelo poder público no combate à epidemia de dengue e outras doenças transmitidas pelo inseto. O alerta é do coordenador estadual do controle de vetores, Mauro Lucio Rosa, que recebeu nesta quarta-feira (20) representantes da Oxitec, empresa que desenvolve o "Aedes aegypti do Bem".

Segundo ele, população não pode interromper as ações de limpeza nas residências. Nem a administração pública irá cancelar os diminuir as visitas domiciliares feitas pelos agentes de endemias, complementa.

"É preciso ter em mente que essa tecnologia é um apoio, apenas mais um método que vai somar forças", ressalta. O alerta também é dado por Cláudio Fernandes, gerente de Negócios da Oxitec, empresa que desenvolveu a tecnologia de combate ao Aedes Aegypti através da utilização de mosquitos geneticamente modificados.

As ações tradicionais de combate, como o fumacê, mutirões para limpeza de terrenos e campanhas de conscientização da população são mantidas, já que a tecnologia é adotada apenas em bairros com alta incidência do mosquito e por um período determinado.

"O nosso carro-chefe será sempre a atuação do agente. Ele é quem, de fato, muda o comportamento das pessoas, mostrando a importância de evitar o surgimento de criadouros em casa, evitando a epidemia", diz Mauro Lucio.

Nos siga no Google Notícias