ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Movimento Hora do Planeta irá apagar luzes hoje às 20h30

Redação | 28/03/2009 08:28

O Movimento Hora do Planeta, criado pela organização não-governamental WWF, convida todos os segmentos da sociedade a apagar as luzes hoje (28) das 20h30 às 21h30 (hora local). A intenção é chamar a atenção das pessoas para o aquecimento global.

Nesta noite, monumentos importantes do Brasil terão as luzes apagadas por 60 minutos. A lista inclui o Cristo Redentor, a Orla de Copacabana e o Pão de Açúcar.

Em Campo Grande, empresas e entidades governamentais já anunciaram a adesão ao ato simbólico. A Câmara dos Vereadores confirmou a participação, e empresas como o Shopping Campo Grande, Anhanguera e Plaenge também comunicaram que irão apagar as luzes por uma hora.

No caso do Shopping, apenas as luzes da fachada serão desligadas neste horário. Já a Plaenge vai aderir na Central de Apartamentos Decorados, na Afonso Pena.

Espera-se que mais de três mil cidades de todo o mundo participem neste sábado do apagão. No Brasil, 76 cidades pretendem participar. Entre elas, Belém (PA), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Rio (RJ). Mais de 700 empresas e 300 organizações manifestaram apoio ao gesto no País.

A idéia surgiu na Austrália em 2007, como forma de inspirar a população a tomar atitude diante das mudanças climáticas. Em 2008, o movimento chegou a 35 países do exterior. Neste ano, é a primeira vez em que o apagar das luzes é realizado no Brasil.

O site da WWF reúne dados de interessados em apoiar a idéia em uma espécie de abaixo-assinado, a ser apresentado na Reunião Interseccional da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece a partir do próximo domingo em Bonn, na Alemanha, e em dezembro na Conferência das Partes da Convenção, em Copenhagen.

A expectativa é reunir 1 bilhão de cadastros até sábado. Só no Brasil, até a última quarta-feira, havia 23.000 assinaturas.

Mais informações sobre a Hora do Planeta podem ser encontradas no site da ONG WWF-Brasil, por meio do endereço eletrônico www.wwf.org.br/informacoes/horadoplaneta.

Nos siga no Google Notícias