ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Movimento onde cada um responde por si tem 244 seguidores em MS

Paula Maciulevicius | 04/08/2013 10:59
Manifestantes são conhecidos por vestir preto  e promover um "badernaço" nacional.  (Foto:Daniel Teixeira/AE)
Manifestantes são conhecidos por vestir preto e promover um "badernaço" nacional. (Foto:Daniel Teixeira/AE)

Destaque nos manifestos pelas grandes capitais do País, o movimento “Black Bloc” também tem adeptos em Mato Grosso do Sul. A ação deles, ainda que no Estado seja tímida, é marcada por rostos cobertos com bandanas e roupas pretas. Quase dois meses depois do protesto “Movimento Passe Livre”, as manifestações do grupo estão presentes em 23 estados e por enquanto, apenas Amapá, Tocantins, Sergipe e Acre não tem página nas redes sociais.

Cada um responde por si e não há uma liderança, característica presente nos manifestos que Campo Grande viveu. A organização e encontros são feitos pelo Facebook e aqui no Estado há três páginas na rede social com 244 curtidas. A página mais popular dos Black Blocs no Facebook é a do Rio de Janeiro, com mais de 18 mil seguidores

No 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, eles pretendem promover um "badernaço" nacional. A articulação vem sendo feita na página do Black Bloc Brasil, com quase 40 mil seguidores.

Nos grupos que levam o nome “Black Bloc MS” as descrições são “a linha de frente dos protestos. Defende os manifestantes da violência policialesca do estado capitalista na sua ânsia de proteger a propriedade privada”, a outra “prefiro morrer de pé do que viver de joelhos. Prefiro ser o guerreiro que vai gritar liberdade!”. E por fim, “no meio dos manifestantes, uma grande massa negra se forma e caminha, compacta, para frente da passeata”, define a última comunidade.

Nas páginas a defesa é pela liberdade de Dudu, o ator Eduardo Miranda Martins, de 28 anos, preso desde o dia 20 de junho, sob a acusação de estar carregando drogas na mochila durante o manifesto e também o chamado para o protesto da Independência, denominado “Operação Sete de Setembro”.

No geral, os integrantes nem sempre partilham dos mesmos ideais, alguns se revelam anarquistas e outros defendem um Estado com leis mais justas. Em casos de depredação, o enfoque tem de ser bancos, ou o que seja símbolo de poder capitalista.

A história diz que o movimento surgiu na Alemanha, na década de 80. Os atos envolvendo depredação apareceram pela primeira vez em 1999, durante a reunião do G8 em Seatle, nos Estados Unidos. No Brasil, o grupo foi identificado durante a visita de Barack Obama, em 2011.

Nos siga no Google Notícias