ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Movimento pede liberação de verba para recuperar Taquari

Redação | 18/09/2009 07:38

O grito de alerta "Salve o Taquari, Preserve o Pantanal", que acontece na próxima segunda-feira em Coxim, servirá para alertar e mobilizar a população e reivindicar a liberação de verba, já alocada no Orçamento da União, para recuperar o rio.

Segundo o deputado estadual Júnior Mochi (PMDB), há uma rubrica de R$ 160 mil reservada no Orçamento para os desastres ambientais. Deste total, cerca de R$ 54 milhões devem ser revertidos para o Taquari. Mas a verba ainda não foi empenhada.

O grito de alerta, que acontece no dia da árvore, é organizado pelo Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Taquari).

Os municípios que compõem o Cointa são Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

O evento terá início às 8h, na BR 163. A concentração acontece no posto da Polícia Rodoviária Federal, onde haverá distribuição de mudas nativas e adesivagem. O tráfego será fechado durante uma hora na rodovia.

De acordo com o deputado Júnior Mochi, para conter o assoreamento no rio, é preciso um trabalho nas microbacias e a recomposição da mata ciliar.

Segundo o parlamentar, cerca de 60 toneladas de sedimentos são depositados todos os dias no Taquari.

"O mais difícil nós conseguimos, que foi emplacar essa verba no Orçamento. Agora nós precisamos é que esse recurso seja empenhado e liberado. Foram feitos os projetos técnicos, toda a região se uniu, mas ainda não chegou aqui esse dinheiro", declarou Mochi.

Conforme o deputado, a recuperação não deve ser feita somente na parte do planalto, mas também em alguns locais de planície, onde será feita a dragagem, ou seja, desassoreamento do rio.

Sobre o Taquari

Nos siga no Google Notícias