ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

MP faz palestra para explicar recuperação do Guariroba

Redação | 20/05/2010 16:47

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual realizará na próxima segunda-feira (24) uma palestra para esclarecer os aspectos da nova proposta de recuperação da bacia do córrego Guariroba, que sofre com a degradação ambiental.

A ideia da palestra "Os Aspectos Legais e Técnicos Relacionados à Delimitação e Recuperação da Reserva Legal e Área de Preservação Permanente na Área de Proteção Ambiental do Guariroba" é expor o projeto de recuperação proposto este ano por técnicos ambientais do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Esta é a segunda tentativa de recuperação proposta para área. Em 1995, o Ministério Público e 42 produtores rurais assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta para evitar a degradação da bacia, que segundo ambientalistas, não foi cumprido.

Responsável por 50% do abastecimento de água de Campo Grande, com área de 36 mil hectares e 62 propriedades rurais, a APA (Área de Proteção Ambiental) do Guariroba deve receber, com este novo projeto, R$ 900 mil para combater duas graves ameaças: devastação da mata ciliar e assoreamento.

O novo projeto se baseia na criação de reservas particulares de proteção, que formarão um corredor ecológico nas margens dos córregos. Elas serão interligadas e seguirão o trajeto das nascentes que formam a bacia.

A palestra sobre a recuperação da bacia do córrego Guariroba acontece no dia 24 de maio, às 14h, no Sindicato Rural de Campo Grande e contará com a presença de autoridades ambientais que integram órgãos municipais, estaduais e federais.

Nos siga no Google Notícias