ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

MP quer facilitar aulas para deficientes na UCDB

Redação | 02/03/2009 13:01

Os Ministérios Públicos Federal e Estadual recomendaram à UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) a adoção de medidas que garantam o acesso de pessoas portadoras de surdez aos cursos da instituição.

A decisão foi tomada depois que o aluno Adriano de Oliveira Gianotto, portador de surdez congênita profunda, encaminhou uma representação ao MPF.

Ele foi aprovado para o curso de direito da UCDB em 2005 e recebia bolsa de estudos integral, através do ProUni (Programa Universidade para Todos), mas teve que trancar a matrícula em 2008, perdendo o benefício devido às dificuldades de aprendizado.

Adriano conta que a ausência em muitas aulas e a troca constante dos intérpretes, que traduzem as palavras dos professores para a linguagem dos sinais, impediram que tivesse aproveitamento satisfatório em algumas disciplinas.

"A disponibilização permanente de intérpretes da Libras [Língua Brasileira de Sinais] é um recurso educativo indispensável para superação da barreira de comunicação pelos alunos surdos", disse o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Felipe Fritz Braga.

O atendimento especializado por professores formados em Libras está assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Nos siga no Google Notícias