ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

MPE apura falta de acesso das gestantes de MS ao parto humanizado

Ricardo Campos Jr. | 14/01/2015 13:59

O MPE (Ministério Público Estadual) abriu inquérito civil público para apurar a violação do direito ao parto humanizado no sistema de saúde de Campo Grande. O objetivo é descobrir se a rede atende, em termo de estrutura, atendimento e profissionais, as diretrizes estabelecidas para as gestantes por meio de leis e normas vigentes.

Uma audiência pública chegou a ser realizada pela 64ª Promotoria de Justiça reunindo representantes de diversas entidades públicas e civis em que foi discutida a questão. Segundo os autos, o objetivo do encontro foi colher informações para subsidiar os trabalhos do Ministério Público.

Situação ideal - Resumidamente, as grávidas têm o direito de ter acompanhante antes, durante e após o trabalho de parto; conhecer previamente o local onde receberão assistência no âmbito do SUS ao dar à luz; pré-natal gratuito com inclusão de exames periódicos e acompanhamento médico nas unidades de saúde.

Para que tudo isso possa ser viabilizado, o Ministério da Saúde instituiu em 2011 a chamada Rede Cegonha, com o objetivo de implantar um “novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses”.

As mães também têm direito a visitas domiciliares de equipes de saúde na primeira semana após o nascimento da criança para acompanhamento. Também é garantido o transporte seguro da mãe e recém nascido em caso de complicações por meio das chamadas ambulâncias cegonha do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), equipadas, segundo a norma, com suporte avançado, incubadoras e ventiladores neonatais.

Apuração - No momento, o MPE espera que vários órgãos e unidades de saúde encaminhem informações importantes para avaliar a situação enfrentada pelas gestantes. Ao CRM (Conselho Regional de Medicina) foi pedido o número de denúncias de violência obstétrica e as medidas adotadas pelo órgão com relação aos casos.

À Santa Casa, Hospital Regional, Maternidade Cândido Mariano, Hospital Vó Honória, autorizados a realizar partos em Campo Grande, foram solicitadas cópias dos contratos de adesão ao programa Rede Cegonha, bem como documentos que comprovem o cumprimento de metas e diretrizes impostas pelas leis.

Somente a Cândido Mariano respondeu até o momento. Segundo consta nos autos, a unidade alegou que alguns dos procedimentos descritos foram inseridos nas rotinas das equipes que atendem as gestantes.

Nos siga no Google Notícias