ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

MPE denuncia 13 por fraude em arrendamento de hospital

Redação | 10/09/2009 10:30

O MPE (Ministério Público Estadual) denunciou 13 pessoas acusadas de fraude no processo de arrendamento do antigo Hospital Santa Rosa, alugado pela Prefeitura de Dourados em 2007, na administração do ex-prefeito Laerte Tetila (PT), e transformado em Hospital da Mulher. As denúncias são os primeiros resultados da investigação feita pela Polícia Federal durante a Operação Owari, que levou 42 pessoas para a cadeia no dia 7 de julho deste ano.

As irregularidades na transação já tinham sido apontadas pelo Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde, que descobriu superfaturamento no valor do contrato e cobranças indevidas de equipamentos e instrumentos que não existem.

Dos 13 denunciados, dez figuram na lista das 42 pessoas presas em julho. Os outros três já tinham sido citados na auditoria do Ministério da Saúde.

Foram denunciados pelo MPE, no dia 4 deste mês, o empresário Sizuo Uemura, dono do Hospital Santa Rosa, a mulher dele Helena Tsumori Uemura, os filhos Eduardo Takashi Uemura, Sizuo Uemura Filho e Anari Eiko Uemura, que era a administradora do hospital.

Também foram denunciados o ex-secretário de Saúde João Paulo Esteves Barcellos; o dentista André Luis Freitas Tetila, filho do ex-prefeito Laerte Tetila; o ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wilson Cesar Medeiros Alves; o ex-superintendente financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Evandro Silva Rosa; Ana Cláudia Barzotto, funcionária de Sizuo Uemura, Sandro Petry Laureno Leme; Luis Martins Bagnocelli e Rodrigo Bosquetti Medeiros, um dos corretores de imóveis que fizeram a avaliação do Hospital Santa Rosa, considerada superfaturada pelo Ministério da Saúde.

Além de acusar o grupo por fraude, o MPE pede a devolução de R$ 961 mil aos cofres públicos.

Nos siga no Google Notícias