ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MPE descarta interditar em cinco presídios com problemas

Redação | 05/06/2009 17:55

Levantamento do MPE (Ministério Público Estadual) confirmou a superlotação de presos e a falta de funcionários para comandar os cinco presídios de Campo Grande. No entanto, apesar dos problemas serem considerados graves, a promotora Bianka Karina Barros da Costa, não é possível pedir a interdição para readequá-los.

Bianka Karina ressaltou que não é possível interditar as unidades prisionais de Campo Grande para readequá-las, porque seria necessária a transferência de um grande contingente para um local provisório. Ela explicou que um dos grandes problemas na superlotação de presos está relacionado aos internos que passam para o regime semi aberto, mas acabam regredindo para o regime fechado por deixarem de cumprir as determinações impostas.

A promotora constatou um déficit de 2.452 vagas nos cinco presídios da Capital. Existem 3,8 mil internos distribuídos no espaço com capacidade para 1.351 vagas. Para atender a demanda, o Governo estadual deveria ampliar o número de vagas em 181%.

Além disto, a promotoria constatou falta de funcionários nas unidades. Na Penitenciária de Segurança Máxima, onde 1,6 mil presos ocupam celas para 617 vagas, existem oito agentes por turno. O ideal seriam 13 funcionários por plantão. No Presídio Feminino, que teve rebelião hoje, o déficit é de 24 funcionários.

A promotora cobrou a contratação de mais servidores da Secretaria Estadual de Administração. Bianka Karina deu o prazo de 10 dias para o Governo encaminhar uma solução para o déficit de servidores nas unidades prisionais da Capital.

Nos siga no Google Notícias